segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Top e o Coletivo


Entre o olhar da moça do outdoor e o coletivo, onde será que o próximo passo vai dar?
A esmo pela cidade, o tesão é flanar, quer dizer, vadiar com inteligência, como ideiou o poeta francês Charles Baudelaire. O flanador, ou flaneur, é aquele que capta efêmeros instantes do cotidiano. E o tesão a que me refiro não é pretexto para andar, é ele próprio parte do ato de flaneur, é gozar com o crepúsculo eterno que vem pra aureolar a vida como mistério, com sabor.
Pretexto tem essa mina do outdoor, que desvia seu olhar do meu, e lança o destino na direção que pretende: vá, meninão, corra até a próxima loja e compre uma dessas – como eu.
Ah, quais mulheres estão à venda?
Desculpe-me, miss-out, mas hoje me nego a isso. Hoje não tenho desejo nem sexo, sou andrógino e alheio aso efeitos dessa publicidade. Mas não alheio aos efeitos dessa cidade: o coletivo.
O ônibus ou as ruas? Tudo.
O primeiro passo, talvez, é saber que o transporte coletivo aqui nessa Guarapuava é lento, tremendamente lento, o que não deixa de ser ruim num mundo que “deve andar rápido”. Mas quem quer mesmo que tudo passe ligeiro? Quem disse que deve ser rápido? Quem quer a vida num piscar de olhos? As pessoas? Hum, essas se movem, se fixam, se chocam pela cidade, entre beleza e funcionalidade...
E é da cidade esse recorte rápido – e profundo, se você tiver mais tempo que eu pra ir além – que a fotografia “A Top Model e o Coletivo” faz; cai aos olhos como cenas cotidianas, mas nada desprovidas de significação ou significados. O que teus olhos vêem?
- espaço em branco para sua visão:







Kaio Miotti.

6 comentários:

  1. vadiagem postagem
    com inteligência
    e sagacidade
    saga
    cidade

    ResponderExcluir
  2. Me falta o lirismo dessa gente. Como competir com o post e com o comentário? Melhor mesmo é eu seguir em frente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. o gostar do estático,simples e barato,as vezes gratuito. Gosto de vadiar indo para o meu trabalho. Aproveito a cada 10 min. de vadiagem... Abços..

    ResponderExcluir
  4. Sou mais a top que está dentro do coletivo! a musa que pode ser tocada e sentida... asoidsoidsahdoasi

    muito bom brothers!


    abraço, Clovis.

    ResponderExcluir
  5. o ser moderno
    agora
    anda com a sola
    dos próprios
    pés

    ResponderExcluir